Resenha # A Torre

09 março 2017

Ahhhh, olha eu aqui novamente!

Essa semana preparei várias postagens incríveis para vocês com novidades e algumas resenhas.

Hoje, o post é a minha humilde opinião sobre o livro A Torre da autora Leca Haine.

Vem ver o que eu achei...


Rio de Janeiro, anos 2000.
Eusébia, uma velha mulher arrogante e preconceituosa, vê-se sozinha e sem ninguém para conversar, a não ser o porteiro Tião, que veio do Nordeste em busca de trabalho. Com o passar do tempo, surge uma espécie de codependência entre os dois, induzida pela solidão que sentem e que não têm coragem de confessar nem mesmo para si próprios.
Somente encarando os erros do passado e buscando perdoar-se a si próprios, ambos conseguem enxergar que a Torre, o prédio onde moram, não é mais o mesmo e que um novo destino os aguarda.

A história de A Torre gira em torno de dois personagens principais, um é Eusébia, uma senhora cheia de ego, grosseira, soberba e muito mal-educada, que mora no hotel Costa Atlântica, em Copacabana, este que já chegou a ser o local mais lindo e totalmente conceituado da Cidade Maravilhosa, assim diz a tão rude senhora, para Sebastião, o atual porteiro da hospedaria que está acabada, caindo aos pedaços e que perdeu todo o glamour que um dia já teve, se é que já teve mesmo. Dois passados diferentes, que por um acaso (ou não), tiveram suas vidas cruzadas.

Esta obra traz em seu enredo uma aura de mistério e também de suspense, algo que gira em torno dos protagonistas e de suas vidas. Duas histórias muito mal contadas, a vida de Bia e de Tião, dois passados que não se encaixam. O que será que tanto escondem? É algo a descobrir ao longo da leitura.
Ah, o título também não poderia ficar de fora, assim como a capa, já que os dois, tão curtos e grossos, deixam dezenas de dúvidas pairando na cabecinha do pessoal. Sobre o trata? O que encontrarei lendo este livro? Vale a pena? Pois eu respondo essa última. Com certeza vale!

Além deste, a narrativa contém também um toque dramático, algo que emociona até o mais duro dos corações, pois apesar de ser uma história inventada por uma mente brilhante, há uma bela semelhança com a realidade e não é pequena. A vida dura do jovem rapaz, que abandonou sua família no sertão para vir a cidade grande, em busca de uma vida nova. Assim como a vida triste de uma velha mulher abandonada, sozinha no mundo, que se tornou uma pessoa ruim depois de tantas pancadas que a vida lhe deu. Portanto, é capaz que muitos leitores se identifique, talvez com uma coisa ou outra, ou apenas por conhecer alguém que se encaixe em alguma frase escrita pela autora.

Sem contar, que há uma bela lição deixada lá pela autora, na verdade, uma não, mas várias para que o leitor pare e reflita.
Será que tratamos as pessoas como elas merecem? Pois muitas vezes julgamos sem conhecer, agimos sem pensar e isso acaba acarretando uma série de problemas, para nós e para o próximo.
Podemos mudar nossas ações, ser pessoas melhores, repensar nossos atos. Essa, é apenas uma das chamadas que você encontrará em A Torre.

Para finalizar, eu não posso deixar de ressaltar o maravilhoso diferencial que eu encontrei neste livro e amei, algo que me surpreendeu, já que nunca havia visto nenhuma editora trazer algo assim, que para qualquer leitor é uma ótima oportunidade, principalmente para nós blogueiros, que é a disponibilidade de ler a versão em e-book para quem comprou o físico, desta forma, se você está naquele lugar onde não deu pra carregar seu exemplar contigo, ou se esqueceu ele em casa, com um login especial que vem na última página do livro você pode acessar o site da editora, logar e ler em qualquer hora, em qualquer lugar. Não é o máximo? 

Viu quantas qualidades, quantas coisas incríveis A Torre traz? Não deixe de ter o seu, então eu digo e repito, vale muito a pena!

Ge Benjamim 

8 comentários:

  1. Oi, Ge.
    Leca foi genial ao escrever essa história, cada parte dela mexeu profundamente comigo. Agora, ao ler sua resenha, senti saudade de Tião e Bia (e olha que não faz muito tempo que eu li o livro). Então eu concordo com você: é uma leitura que vale muuuuuito a pena.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sua resenha trouxe um livro que não conhecia e gostei da sua opinião. Como disse que vale a pena e saber que contém mistério e suspense, vou adicionar na meta de leitura. Quero conferir a história.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olhando a capa eu pensei que a história se tratasse de outra coisa. Essa sinopse é bem misteriosa e me instigou a procurar esse livro pra ler ele o mais rápido possível. Achei seu blog muito fofo e o conteúdo é ótimo. Voltarei sempre, bjs.

    http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Gostei muito da premissa e fiquei curiosa para saber quais são os segredos que os protagonistas tanto escondem. Parece ser uma história envolvente, com personagens bem construídos.
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já li algumas resenhas desse livro e pelo que percebi todos gostaram.
    Confesso que achei a capa bem fraquinha e sem ler uma resenha positiva jamais investiria nele. Mas agora após ler sua resenha confesso que fiquei curiosa. A reflexão proposta é muito válida. Essa questão de como tratamos o outro e como reagimos após grandes sofrimentos. Penso que ambos são testes que Deus coloca para tornar as pessoas mais fortes e melhores, mas muitos que não acreditam nem seguem com fé sua vida. Enfim gostei de conhecer suas impressões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei a resenha! Mistério e suspense, tudo de bom! Vai entrar na lista de livros para ler esse ano! Adorei a dica! Bjoo

    https://criswallart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. boa tarde, fascinante essa resenha, já anotei o nome do livro pois quero muito ler e descobrir os segredos que ambos escondem!

    Beijos e uma semana repleta de esperança!
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  8. Que livro instigante, fiquei curiosa para saber que história é essa e por que Eusibia
    tem essa personalidade. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir