Resenha # As Ninfeias Negras

20 abril 2017

TRADUÇÃO: FERNANDA ABREU 
PÁGINAS: 352 PÁGINAS 
ISBN: 9788580416329 

Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho. É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas. Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.



"Num vilarejo, viviam três mulheres. 
A primeira era má; 
A segunda, mentirosa; 
A terceira, egoista."


O que falar desse livro? Eu simplesmente me apaixonei na primeira linha. Sei que enrolei horrores em trazer a resenha desse livro quando eu terminei ele, mas simplesmente não sei nem por onde começar a escrever sobre ele (e isso porque minha boca só sabe falar de Ninféias Negras para qualquer um que me pergunte uma boa leitura no momento). Mas é engraçado que quando mais você gosta de algo, é mais difícil decidir o que falar, como falar e quando falar. Tudo te encanta e te prende e você quer que o outro também goste daquilo como você gosta, mas ao mesmo tempo não quer estragar a experiência dele em descobrir esse sentimento. E é assim que eu me sinto em relação a escrever sobre este livro. 

O livro é muito mais que uma narrativa. Ele foi uma experiência singular. Um Thriller Policial com um mistério até o ultimo minuto. E olha que eu adoro suspense (e acabo descobrindo toda a trama na metade do livro), mas esse foi bem diferente. Até nos últimos parágrafos o quebra-cabeça apresentado fazia pouco sentido. 

A ambientação do livro também não é de deixar a desejar. A um bom amante de artes, esse livro é um deleite. Além de um crime bem incomum onde todas as pistas não fazem muito sentido, temos em outro lado as pinturas impressionistas de Monet, em especial as coleção Ninféias. Além de coisas realmente biográficas sobre o autor, temos também uma espécie de lenda que ronda os entusiastas em arte e pintura, a qual dá o título a essa obra literária. 

Não quero estragar surpresas do livro, então não vou entrar em detalhes (a obra realmente é imersiva e você vai querer devorar o livro para descobrir todos os mistérios que se apresentam). A forma que ele inicia o livro, apresentando 3 moças de diferentes idades e personalidade já deixa o leitor instigado a ler mais e mais e procurar onde tudo aquilo se encaixa. Sei que não irá se arrepender em procurar mais sobre o livro e começar a leitura. E mesmo que ache isso chato, já tem várias curiosidades sobre Monet e outros artistas que dá para soltar em rodinhas de amigos e pagar de culto, o que já vale (risos). 

O livro merece a devida atenção de você leitor, pois qualquer detalhe já muda o roteiro em sua mente. 




Miaka Freitas, criadora dos blog Um Sofá À LareiraUniverso Atakima e canal Insônia Nerd.Já foi colunista do Clube do Livro MA e As Leituras de Mila, nos anos de 2014 a 2015. Gosta de falar de livros, games, séries, desenhos animados,filmes e colecionismos. É uma viajante entre mundos, não gosta de ficar parada. Para saber mais desses outros assuntos, podem também visitar as redes sociais =) 









8 comentários:

  1. Oiii tudo bem?
    Que demais essa dica menina, definitivamente eu não conhecia e fiquei bem motivada a ler, quero descobrir essas histórias, tanto da professora como do assassinato, ficou demais a sinopse e me envolvente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oii
    Já vi muitos blogs falando sobre esse livro e recentemente li um thriller policial e gostei bastante, então quero ler mais desse genero.
    Adorei sua resenha e fico feliz que você tenha gostado do livro
    Bjs
    https://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oioi!

    Eu já li várias resenhas sobre esse livro e, apesar de gostar muito do gênero, ainda não consegui me interessar por ele. Você é a primeira pessoa que vejo que gostou muito do livro. As demais resenhas que li diziam apenas que era um livro "ok".
    Talvez eu leia no futuro, mas por agora eu não quero, não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que louco! Adorei a premissa desse livro, tenho uma queda por thriller policial e esse parece um tapa na cara hahaha AMO quando uma história traz uma ambientação foda, daquelas que você se sente do lado do protagonista. Vou ficar de olho nesse livro! <3

    ResponderExcluir
  5. oii
    Que bom saber que o livro é bom. Eu ganhei ele ano passado. Adoro o gênero e pelo que você disse vou adorar esse livro!
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Concordo com você que quanto mais gostamos de uma obra, mais difícil se torna falar sobre ela. Eu sempre tenho dificuldade para escrever sobre os livros que gostei mais por isso, fico desesperada para tentar fazer as pessoas entenderem o motivo para eu ter gostado tanto hahaha.
    Eu li muitas resenhas sobre esse livro, mas ainda tenho um certo receio em ler. Primeiro, já é um gênero que não leio tanto. Segundo que essa parte das obras de arte me desanima um pouco, pois tenho medo das descrições quebrarem o ritmo da leitura para mim.
    De qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que a leitura tenha sido tão positiva para você.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Apesar de ser um suspense a história não me atrai tanto, gosto do gênero mas este não me chamou a atenção. Gosto bastante da capa!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tenho visto vários comentários positivos sobre o livro e estou curiosa. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas já está anotada a indicação. Ótima resenha, bjo

    ResponderExcluir