Vamos falar de La La Land?

14 junho 2017

Vamos falar do que realmente importa? 
Sonhos, esperança e amor. Tudo junto em um filme. 

Vamos falar de La La Land ( Estados Unidos, 2016, lançado no Brasil em 2017, aqui: La La Land: cantando estações ). 



Você já pode ter assistido, então vai ser mais fácil nossa conversa aqui. Ou você pode torcer o nariz (como eu mesma fiz até agora) por se tratar de um musical. Então, vou ter que dizer pra você insistir, La La Land vale a pena. E não é pelo número de prêmios que coleciona (sete premiações no Globo de Ouro 2017, e seis estatuetas do Oscar 2017), nem pela performance bonita do elenco, ou pela direção primorosa de Damien Chazelle, tampouco pela trilha sonora de arrebentar, composta por Justin Hurwitz. Não é por nada disso, mesmo que esses já sejam motivos para você sentar e assistir. É pelo filme em si, pelo convite que ele faz pra você, como se o filme fosse uma pessoa, estivesse na sua frente, pegasse na sua mão e dissesse assim: “Para tudo agora, dá uma pausa em todos os barulhos do mundo e fique aqui comigo. Porque precisamos de sonhos, esperança e amor. E aqui, você vai encontrar tudo isso.” Alguém vai resistir?

O casal protagonista, Mia (Emma Stone) e Sebastian (Ryan Gosling) estão soltos nos mundo, caçando a virada de suas vidas. Ela quer ser atriz e ele é um pianista, aficionado por jazz. Lutas árduas dos dois. E quem não as tem? Quem não sonha um espetáculo para si? Quem não quer todas as estrelas brilhando só para si em algum momento da vida? Quem é que não anda pelo mundo perseguindo um sonho, um objetivo, um propósito? Somos muitos e nossos sonhos são todos diferentes. Mia quer ser atriz. Você pode querer ser florista, pianista ou dentista. Sebastian quer ter seu próprio clube de jazz. Você pode querer viajar e se aventurar, querer mudar de país, ou plantar abacaxis. Não importa. Nós sempre queremos algo. Se temos esperança, vamos até o fim. Ou esbarramos em mais um não por aí e deixamos nossos sonhos escaparem. E nos tornamos assim, vazios, frustrados, perdidos e acomodados. Você quer ser assim?

Mia e Sebastian se apaixonam. E o amor enche os dois benefícios. Eles conhecem o melhor de si através do que sentem um pelo outro. O amor não os deixa deslizar e fugir. Faz com que os dois sejam mais fortes, mais resistentes, mais alegres, mais insistentes. O amor é o tônico que faz você se expandir. Não importa o fim, o que acontece depois, quem é que pode prever? Amar é uma capacidade que joga brilho em você, te faz maior, melhor. Amar é a ousadia mais humana que você pode experimentar. Te leva aos limites de si mesmo.

Quando o filme chega ao fim, é como se ele fosse uma pessoa que abraçasse você e dissesse baixinho no seu ouvido: “O destino pode te surpreender. Mas de tudo que acontecer, você é a maior de todas as surpresas que a vida pode ter. Vá e faça valer todos os dias. Ouse. Não se acovarde. Não se acomode. Faça de novo. Faça diferente. Arranje outro caminho e  vá em frente. Sonhe, tenha esperança e nunca deixe de amar.” 
Sério, quem vai resistir? 

 - Kelly Shimohiro, autora de O Estranho Contato –
www.irmasdepalavra.com.br

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem Ge?
    Eu assisti esse filme ano passado com a minha namorada e eu particularmente adorei, é um filme muito bonito! Gostei das suas impressões!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Com esse post, você me pegou... eu adoro musicais, sou realmente fã, mas La la land não me deixou nem um pouquinho curioso ou entusiasmado pra ver. E todos os meus amigos já viram e falaram, como você, que eu posso me surpreender demais com o que a história reserva. Acho que vale a pena mesmo fazer diferente dessa vez e tentar conceder o benefício da dúvida pra esse filme :)

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Tenho muita vontade de ver esse filme, mas lembro que quando fui no cinema ano passado para tentar ver os ingressos estavam esgotados e acabei desanimando. Agora com seu post acho que vou tentar de novo, sou super fã de musicais hahaah
    Adorei a dica!
    Beijos,
    Blog Meio Wandinha

    ResponderExcluir
  4. Oiii

    Super confesso que antes de assistir tava torcendo o nariz que nem você. E nem era pelo fato de ser musical, o povo tava falando tanto que comecei a pegar birra do filmes. Mas ai num dia fui assistir e ADOREI. Chorei tanto no final que minha mãe foi até ver porque do escândalo na sala. Super recomendo também ♥

    http://www.galaxiadeideias.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei do post e da indicação. Está na minha lista de desejados. Estarei assistindo assim que possível. super bjoo

    ResponderExcluir
  6. confesso ter certa aversão a musicais,embora alguns sejam exceção... espero poder assistir Lala pra tirar minhas conclusões... e pelo Ryan acho que vale a pedida... hehehe

    bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Ontem mesmo eu estava falando que ainda quero ver esse filme. Adoro musicais e, apesar do ranço que tenho do Ryan Gosling, acho que vou gostar desse - ainda mais agora, ao saber que ele tem uma mensagem tão bacana.

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou meio preguiçosa pra filmes... essa é a verdade. Mas eu curto musical, já coloquei este na lista e com toda certeza gosto bastante da mensagem sobre não desistir.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir