Resenha do livro A Delação – John Grisham

20 abril 2018

Resenha do livro A Delação – John Grisham

Editora Rocco

382 páginas





Lacy Stoltz trabalha para o Conselho de Conduta Judicial do Estado da Flórida e sua função é responder por denúncias feitas contra juízes. Durante todo o tempo em que trabalhou nesse tipo de situação não tinha deparado ainda com o que estava a ser colocado em seu colo. Um ex-advogado tinha uma bomba: uma denúncia que faria todas as demais ficarem no chinelo.

Uma juíza seria uma das integrantes de uma máfia que financiou um cassino em terras indígenas e estava auferindo muito dinheiro. Mais dinheiro que nenhum outro juiz imaginaria. Um negócio rentável, tanto para os nativos, donos das terras, quanto para a máfia e para a própria juíza. Só que nesse bolo todo, há uma pessoa que não está satisfeita com tudo isso e ameaça contar tudo o que sabe, e provar!

Depois que a denúncia é formalizada, as coisas começam a tomar uma proporção que ninguém esperava e a investigadora toma ciência de que está correndo perigo. Como provar, ou melhor, como atingir gente poderosa sem levar nenhum arranhão?

Johh Grisham, como sempre, nos leva a entrar em seu mundo de leis e advogados, para entender como funciona toda a engrenagem de gente sem escrúpulos. Desta vez expõe o Judiciário Americano, onde os juízes deveriam ser os pilares da retidão e imparcialidade, no entanto, tratam a lei a seu bel prazer, à custa de subornos vultosos.

O livro A Delação é uma narrativa poderosa, crível que deixa o leitor sempre ansioso por mais, e até mesmo por Justiça (por que não?). Mas será que há Justiça nesse caso?

Tanto lá como cá temos problemas com juízes sem escrúpulos, que gostam de uma maleta preta ou presentinhos em algum paraíso fiscal por aí. O livro é de ficção, mas cai bem em qualquer história real que vemos nos nossos noticiários.

Recomendo.



Antonio Henrique Fernandes
Resenhista parceiro




22 comentários:

  1. Eu ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa e com vontade de ler ele, sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Pamela, espero que consiga e tenha uma ótima leitura.
      um abraço.

      Excluir
  2. Olá tudo bem ? O livro traz um tema muito atual aqui no Brasil. Gostei bastante da tematica e já coloquei na minha lista de leituras. Acredito que no final teremos a tão esperada justiça.Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sempre esperamos que haja justiça, não é mesmo?
      bjs

      Excluir
  3. O livro tem uma história emplogante já que a história trata denúncias contra juízes corruptos, e infelizmente nos dias de hoje a gente está vendo sempre acontecendo isso, o livro cativa muito os leitores, é uma história que prende muito bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar,
      Exatamente, livro com uma temática bem atual e uma narrativa que não cansa.
      bjs

      Excluir
  4. Que demais , irei procurar esse livro amo ler e parabéns pelo seu blog está lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Espero que tenha uma ótima leitura. E o blog da Milla está lindo mesmo :).
      um abraço,

      Excluir
  5. Gosto bastante de livros que abordam o tema corrupção nos altos escalões, sempre nos reseevam altas doses de emoção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrícia,
      E esse livro nos leva a esse patamar de corrupção.
      um abraço,

      Excluir
  6. Oi, Mila! Tudo bem? Vou começar dizendo que preciso voltar com hábito da leitura, sinto muita falta, porém, não sei o que acontece que não consigo voltar.
    Sobre o livro, achei o enredo bem diferente do que estamos acostumados a ler, mas entretanto, é algo que hoje em dia estamos bem acostumados a ver no mundo real! Me pareceu ser também uma história que prende e muito a atenção do leitor.

    Beijos
    Daiane
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane,
      Com certeza é uma leitura que prende, de várias formas, principalmente com um enredo tão atual.
      bjs

      Excluir
  7. Quando li o título, já me familiarizei com a palavra, pois é uma das palavras que muito temos ouvido no noticiário né? Mesmo sendo uma ficção no livro, com certeza muita coisa deve ser bem parecida com nossa realidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Com certeza bem perto de nossa realidade.
      um abraço,

      Excluir
  8. Acho que nos dias atuais onde sempre nos perguntamos e clamamos por justiça, é muito interessante ter um livro como este para ler e entender como as pessoas podem ser. Parece muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana,
      É um ótimo exemplo de como a Justiça deveria funcionar. E também de como não deve.
      um abraço,

      Excluir
  9. Olá!Interessante o livro,apesar de ser uma ficção ele mostra um pouco da triste realidade onde temos esperança de justiças,creio que a história deve ser emocionante e certamente desvendando mistérios.
    Ótima resenha,obrigada pela ótima indicação!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José,
      Obrigado. Acho que triste é pouco. Acredito que a palavra certa seria "preocupante".
      bjs

      Excluir
  10. menina, excelente escolha de autor. Amo John Grisham, já li vários dele e só tenho coisas boas a falar. Por incrível que pareça a delação eu ainda não li, mas já vou atras esta semana. parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Meirilene,
      John Grishan é o melhor autor nessa temática, já li vários livros e nunca me desapontei. Espero que consiga ler, vai gostar.
      bjs

      Excluir
  11. Oi, Antonio. Eu não conhecia o livro, embora sempre leia coisas boas de John Grisham. Eu gostei muito da premissa do livro e de como o enredo parece se desenvolver, afinal é um submundo que realmente sabemos ocorrer coisas ilícitas em muitos lugares do mundo. Os interesses e as vantagens acabam manipulando decisões e resultados. Acho que nós conhecemos bem esse universo em nosso país. Muito boa dia. Anotada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá,
      Com certeza conhecemos bem, e dá para conhecer um pouco mais.
      um abraço,

      Excluir