Carnaval.

01 março 2017

Carnaval.




Todos os anos pratica-se o carnaval neste país. Nada contra, afinal faz parte da cultura brasileira desde muito tempo. São mais de cem anos de festa momesca.  Eu mesmo não sou contra.

No entanto, há algumas observações a serem feitas.

Como praticamente tudo no Brasil, o Carnaval faz tempo que virou apenas uma festa financeira, sem pensar na família ou quem brinca.


No Rio de Janeiro, onde o carnaval é visto pelo resto do país e para o mundo, a brincadeira vira coisa séria, onde agora há disputas pelo título, onde as escolas de samba há muito brigam por mais dinheiro e mais luxo. Esqueceram que a tradição é fazer brincar, se divertir, emocionar algumas vezes, contar histórias. Fico imaginando um Estado praticamente falido onde ainda se vê o carnaval rico como sempre. Há de se perguntar de onde vem o dinheiro em um lugar dominado por traficantes. Imagine se o prefeito ou governador proíbe o carnaval... teremos uma guerra civil sem precedentes.

Além disso, é um período de dias onde praticamente tudo é permitido. Sexualmente falando, principalmente. Você brinca e ainda ganha do estado camisinha. Coisa mais normal do mundo. Acredito que ser conservador em alguns momentos torna a brincadeira mais tranquila e sem perigos. Bebida e sexo é uma combinação explosiva. Como dizem por aí, nove meses depois surgem os Filhos do Carnaval.

Não há a menor condição de proibir o período carnavalesco no país, a despeito de algumas cidades não terem, por acharem que o dinheiro gasto seria melhor aproveitado em melhorias em hospitais e escolas.

Alguém pode até perguntar se nunca brinquei carnaval. Já brinquei, inclusive já desfilei em escola de samba na minha cidade, tocando tamborim na bateria. Mas era uma época melhor.

Gosto de bailes em salão. São mais comportados, com comparecimento de famílias, até matinês para crianças. Onde se usam fantasias mais amenas e bem mais baratas.

Participei do carnaval em Olinda e gostei bastante, apesar da multidão (sofro com multidões). Uma festa familiar, tranquila onde as pessoas veem os blocos passar e apreciar o frevo. Sem contar os bonecos gigantes.

Carnaval já foi um período melhor. Quem sabe um dia volte a ser uma festa tradicional, como tantas no nosso vasto país.


Antonio Henrique Fernandes
Colunista

www.navioerrante.blogspot.com.br

16 comentários:

  1. Olá
    .
    Acho que o carnaval e uma festa onde pode se fazer tudo e não será punido , sabe aquele dia sem leis acho na minha opinião que virou isso.
    Eu só gosto do carnaval porque é feriado e da pra descansar fora isso eu odeio .
    Eu acho lindo as escola de samba mais acho que o dinheiro que investido deveria ser somente de empresas particulares nada do governo .
    Mais infelismente isso.nunca irá acabar e só tem a piorar
    Beijos e abraços até próxima.
    https://www.instagram.com/balãodaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Carnaval é cultura, e assim deveria ser, não um período permissivo em que todos fazem o que quero, ou ao menos pensam assim
      bjs

      Excluir
  2. Olá .
    Infelismente o carnaval só tem piorado com passar dos anos .
    Acho lindo as escolas de sambas mais acho que o.dinheiro investido deveria ser apenas de empresas particulares nada de dinheiro do governo .
    Beijos e abraços até próxima
    https://www.instagram.com/balãodaleitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda,
      Carnaval é cultura, e assim deveria ser, não um período permissivo em que todos fazem o que quero, ou ao menos pensam assim
      bjs

      Excluir
  3. Oi. Concordo plenamente com seu ponto de vista. Carnaval virou uma coisa descontrolada, é só bagunça em tudo quanto é lado (salvo raras exceções). Baile de carnaval para mim perdeu todo o brilho e toda graça de se festejar. Seria bom mesmo se voltasse a época dos bailes mais sossegado, onde se pode aproveitar com a família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Não sou contra o Carnaval, ainda mais que é a nossa principal cultura internacional, mas a forma como ela é conduzida. De cultura está virando outra coisa. Cultura deveria ser para apreciar e todos, família inteira, poderem interagir.
      bjs

      Excluir
  4. Carnaval é uma época complicada, que divide muitas opnioes! Eu não julgo quem gost de sair e se divertir, afinal não há mal nenhum nisso, só que eu tenho medo de pessoas fantasias, mascaradas que pode fazer mal! Fora isso cada um se diverte da forma que quiser!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzane,
      Nao sou contra o Carnaval como forma de cultura nacional, ainda mais sendo a que é mais conhecida internacionalmente, o que deve parar é a forma como o Carnaval é tratado. Fica perigoso.
      um abraço,

      Excluir
  5. Olá, gostei da sua postagem e concordo com seu ponto de vista, já gostei muito de carnaval na época em que tinha matinê e marchinhas, hoje em dia nem saio pois virou uma bagunça permissiva onde corremos risco até se machucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula,
      Infelizmente muita coisa anda mudando e não é para melhor. Quem sabe um dia volte a ser o que era.
      um abraço,

      Excluir
  6. Sou dividido nesse assunto. Imagino que deveria ser uma festa mais comportada quando o assunto diz respeito as mulheres que desfilam com apenas plumas pelo corpo. É cultura sim, mas penso que estão levando para um outro lado, talvez o da sexualização. Ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhonatan,
      Obrigado, e sim, a sexualização é quase que completa. Carnaval está se tornando sinônimo de Sexo fácil e gratis, se já não se tornou. Pena, as coisas no Brasil mudam sempre para pior nos últimos anos.
      um abraço,

      Excluir
  7. Olá,
    Na cidade onde eu moro o carnaval quase não existe, todos trabalham normalmente e existem poucas festas para comemorar. Sempre achei uma festa muito bonita e tenho vontade de conhecer a festa em outras regiões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Essa festa deveria voltar a ser mais família e comportada, do jeito que está é só glamour, gasto de dinheiro e sexualização em demasia. Mas há lugares onde a festa é das antigas ainda e vale a pena conhecer.
      um abraço,

      Excluir
  8. Olá Antonio.
    Eu nunca pulei Carnaval pois meus pais sempre foram Evangélicos, mas hoje já adulta não pulo Carnaval por questões de não gostar dessa festa. Acho que durante essa semana a cidade fica entregue a todos os tipos de imoralidades, vemos cada coisa assustadora que fico de cabelo em pé. Já tentei ir no Cordão do Bola Preta que é um bloco bem famoso aqui no Rio, mas não fiquei nem 30 minutos pois odiei a multidão. Carnaval para mim não tem mais nada de bom. Como você falou, só serve para arrecadar dinheiro.
    Amei o seu texto.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen,
      Obrigado. É bem isso mesmo. Carnaval nao é mais cultura... é baixaria.
      bjs

      Excluir