Resenha do livro O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith

16 março 2018

Resenha do livro O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith





Cormoram Strike é um detetive nada convencional. Veterano de guerra, foi vítima desta, sendo fisicamente ferido tanto quanto psicologicamente. Resultado: falta-lhe parte da perna direita, sendo obrigado a usar uma prótese para conseguir se movimentar sem muletas. E existem alguns outros fatos a se conhecer sobre este detetive. É muito inteligente, tem a mente ágil, é quase um gigante peludo e está mal financeiramente, precisando urgente de um caso que lhe pague bem, apesar de ser filho bastardo de um famoso cantor de Rock, Jonny Rokeby. Aliás, ele gosta de ficar bem longe do pai famoso.

Em um dia ele consegue duas coisas: uma secretária, Robin, que chega para um trabalho temporário e um caso, que pode mudar tudo em sua vida.

Charlie Bristow é irmão adotivo de Lula Landry, famosa modelo que recentemente faleceu. Lula teria se jogado do prédio onde morava. O caso foi encerrado como suicídio. Charlie não acredita nesse motivo e então contrata Strike para fazer uma investigação paralela e descobrir a verdade.

Ocorre que à medida que o detetive vai investigando, com a ajuda de Robin, que faz muito mais que uma simples secretária, vai descobrindo muitas coisas a respeito de Lula, inclusive que ela teria muitos motivos para fazer exatamente o contrário do suicídio.

Cormoran Strike também não é muito querido pelos investigadores da Scotland Yard e encontra muita resistência em ter algum tipo de auxílio, afinal, o caso já estava encerrado.

Em meio a problemas pessoais, a falta de dinheiro e seu relacionamento conturbado (e profissional) com Robin, Cormoran Strike se engendra em um mundo de egos, dinheiro e famílias problemáticas, complicando ainda mais saber sobre o que realmente aconteceu a Lula Landry.

Para quem não sabe ainda, Robert Galbraith é o pseudônimo de J. K. Rowling e este romance policial mostra que nossa querida autora de Harry Potter tem muito potencial em histórias adultas (ela já tinha escrito Morte Súbita, com seu nome real).

Cormoran Strike é um detetive peculiar, como os são os melhores detetives da literatura policial, tipicamente inglês. Ele tem problemas aos montes, não tem dinheiro, tenta lidar com o fato de ser filho de um roqueiro famoso e milionário e não consegue decidir se a sua secretária fica ou sai. E a história é uma delícia, que prende o leitor. É claro que sou suspeito de falar, pois amo histórias de detetives (meu lado policial gritando alto). Em breve resenhas dos outros livros da série.

Recomendo.


Antonio Henrique Fernandes Neto
Resenhista em parceria
www.navioerrante.blogspot.com.br


18 comentários:

  1. Ah, adoro histórias de suspense com investigações, detetives carismáticos, um crime misterioso e tudo mais, bem ao estilo Sherlock. Fiquei curiosa com esse livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esse livro tem todos esses elementos, tenho certeza que irá gostar.
      um abraço,

      Excluir
  2. Olá tudo bom? Gostei da resenha e confessar que foi muito legal saber que é da autora de HP. Eu particularmente leio alguns livros, mas não sou fã, porém ver algo diferente do que a autora costuma publicar é bem legal. O livro apesar de ter um clichê policial parece bem interessante, vou por na estante para ler futuramente. Abraços Isa Miranda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isa,
      O livro realmente é bem interessante. E é sempre bom conhecer outros lados dos escritores, no caso, J.K. Rowling.
      um abraço

      Excluir
  3. Olá!Parece uma história incrível,gosto de romance policial geralmente nos prende e ficamos envolvidos até o final da história,Cormoram Strike enfrentou muitos obstáculos e pelo que vejo ele e a secretária...romance e minha curiosidade para chegar ao final,acho que só lendo mesmo para matar a curiosidade.
    Gostei da recomendação.Ótima resenha,sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José,
      Obrigado, e espero que mate sua curiosidade.
      bjs

      Excluir
  4. Adorei a resenha! O livro parece realmente delicioso, eu sou apaixonada por detetives deste naipe, são problemas e muito talento. Fiquei super curiosa e com muita vontade de ler, vou procurar! Não sabia que era pseudônimo da J. K. Rowling

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiana,
      Obrigado, o livro é muito bom mesmo, e como uma ótima história policial, prende do início ao fim.
      um abraço,

      Excluir
  5. Já havia pesquisado sobre esse livro e adorei a sinopse! Espero ler em breve! Parece muito bom!

    ResponderExcluir
  6. Esse livro deve ser muito instigante e com certeza prender o leitor durante a narrativa.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  7. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro mas achei a historia muito interessante.
    Também tenho esse lado policial que me faz amar historias investigativas e suspenses.
    Amei a capa do livro que desperta ainda mais minha curiosidade pela historia.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O livro é muito bom, e o enredo é excelente.
      um abraço,

      Excluir
  8. olá , tudo bem ?
    sou apaixonada por histórias policiais , ainda não lí nada da autora , mais sua resenha me despertou curiosidade .

    ResponderExcluir
  9. eu amo histórias de suspense, com detetives, crimes misteriosos e policiais.
    Ótima resenha, bem completa e detalhada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês,
      O livro é tudo o que o leitor desse gênero gosta.
      bjs

      Excluir